Curitiba a capital mais desenvolvida do país

O ranking é de responsabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgado hoje, fora calculado o IFDM –  Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – de todas as capitais  brasileiras, e de acordo com os resultados, Curitiba é a mais desenvolvida.

Além da capital paranaense estão no Top 5, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e Florianópolis.

Para a chegada dessas conclusões, o IFDM analisa os quesitos emprego e renda (salários médios, geração e estoque dos empregos formais), educação (taxa de matrícula infantil, abandono, distorção idade-série…) e saúde (número de consultas pré-natal, óbitos por causa mal definidas e óbitos infantis evitáveis).

Apesar dos problemas que Curitiba possui, ainda é considerada a melhor capital para ser viver, o que prova que a cidade possui capacidade, e muitas vezes mal exploradas. Tal pesquisa deveria servir de incentivo para investimentos corretos em áreas que realmente a população necessita, como a mobilidade urbana, um sistema alternativo de transportes… enfim, aproveitar o título de capital mais  desenvolvida e retomar a ideia de cidade ecológica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.