Histórico:

O Parque Tanguá é um dos principais parques da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Foi fundado em 23 de novembro 1996 pelo então prefeito Rafael Greca de Macedo, e construído onde existiam duas pedreiras, atualmente desativadas.

Ocupa uma área de 235 mil m², e garante a preservação da bacia norte do rio Barigüi, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Possui dois lagos e um túnel artificial, pelo qual os visitantes podem passar de barco. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros (na área inferior e superior).

 

Na área superior localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998 pelo então prefeito Cassio Taniguchi. O nome é uma homenagem ao artista local Poty Lazzarotto. Anexo, existe um mirante a 65m do lago da área inferior.

fonte: Wikipédia

Nossa Impressão:

Sem duvidas o Parque Tanguá é uma ótima opção para quem quer passar uma tarde agradável junto com a familia e amigos. Um dos pontos fortes do parque sem dúvida é a linda vista do paredão de pedra juntamente com a cascata artificial, além dessa maravilhosa vista os visitantes podem desfrutar de um passeio por uma passarela que passa por dentro do paredåo e outra que leva até uma lanchonete que fica sobre o lago. A Ciclovia é grande, pavimentada com muitos trechos arborizados e contorna todo o parque, uma excelente opção para as pedaladas de fim de semana. Na parte superior do parque esta localizado o Jardim Poty Lazzarotto que possui um belo lago artificial além de um mirante onde os visitantes podem subir até o alto das torres para curtir a vista. Na mesma estrutura do mirante estão localizadas algumas pequenas lojas e uma lanchonete.

Apesar de ser um parque lindo possui alguns problemas, entre eles constatamos que  o Deck de madeira próximo a lanchonete possui muitos locais onde a madeira esta podre e a lanchonete que fica sobre o lago está desativada deixando os visitantes quase sem nenhuma opçåo para fazer um lanche, pois as proximo ao parque encontramos somente 2 lanchonetes além da que esta situada no mirante e infelizmente não podemos falar muito bem delas, portanto sugerimos que leve um lanche de casa =].

Nosso passeio pelo parque Tanguá durou aproximadamente umas 3 horas, e foi muito agradável, conseguimos estacionar o carro facilmente, pois o parque possui um bom espaço para estacionamento.

Confira algumas fotos do Parque Tanguá

mais fotos em http://www.fotosdomino.com/index.php/2008/11/parque-tangua/



  1. Hotel Curitiba (Reply) on sexta-feira 26, 2011

    O parque de tanguá é gratuito?

    Gostei muito do seu post! podeira fazer um especial para o porque não?

    abs,

  2. Beto Vailatti (Reply) on sexta-feira 26, 2011

    Sobre o Parque Tanguá.
    Ola. O parque realmente é muito bonito. O problema está na segurança: existe até um posto da guarda municipal, e até tem policiais la. Mas e daí?! Eles não saem do posto, sequer são capazes de fazer rondas para averiguar a situação do parque. Porque escrevo isso?
    Tive meu carro arrombado no estacionamento do parque, quebraram o vidro elevaram nossas malas, ao comunicar os guardas, a surpresa: “NÃO PODEMOS FAZER RONDA SE O SENHOR NÃO IDENTIFICOU QUEM FEZ!!!”. Nem mesmo o B.O. foram capazes de fazer,, e quando pedimos onde deveriamos ir fazer o B.O., nos mandaram para uma delegacia fechada. Fomos salvos pela P.M. q nos atendeu muito bem. Portanto, vá para lá, até vale a pena, mas fique atento. Detalhe, no dia anterior, também haviam arrombado outro carro de um morador de Curitiba, no mesmo estacinamento. Tá aí uma sugestão de Pauta para vocês!
    Valeu, Beto.